"E-NEM" SOCIOLOGANDO

QUERIDOS ALUNOS

 É NECESSÁRIO ESTUDAR PRA APRENDER. MAS, ACIMA DE TUDO,  É IMPRESCINDÍVEL CONFIAR EM SI MESMO.

O SER HUMANO É DOTADO DE UM EXTRAORDINÁRIO POTENCIAL PARA CRIAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E REDESCOBERTA ... POSSUI CAPACIDADE DE EVOLUIR. DISSO RESULTA QUE, TODOS SERÃO  "VENCEDORES" QUANDO COMPREENDEREM QUE CADA NOVO OBSTÁCULO REPRESENTA UMA NOVA OPORTUNIDADE DE APRENDER A APRENDER E DE APRENDER A FAZER...DIFERENTE.

ASSIM, DEIXEM DE CHORAMINGAR...E-NEM, ...QUER DIZER: _ E NEM VENHAM DIZER QUE FAZER AS QUESTÕES DO E-NEM É DIFÍCIL!!!

Não é para amanhã, é para hoje: Vamos começar a exercitar.

1. O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo. O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois

(A) significava, entre outros aspectos, o poder que os faróis tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos.
(B) representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos.
(C) significava a solução para os problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos.
(D) representava a possibilidade de o faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que engrandeceram o próprio Egito.
(E) significava um peso para a população egípcia, que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições

2. O que se entende por Corte do antigo regime é, em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis da França, de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são consignadas no registro das despesas do reino da França sob a rubrica significativa de Casas Reais. (ELIAS, N. Asociedade de corte. Lisboa: Estampa, 1987).

Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar em patrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é:

(A) o palácio de Versalhes.
(B) o Museu britânico.
(C) a catedral de Colônia.
(D) a Casa Blanca
(E) a pirâmide do faraó Quéops.

3. Hoje em dia, nas grandes cidades, enterrar os mortos é uma prática quase íntima, que diz respeito apenas à família. A menos, é claro, que se trate de uma personalidade conhecida. Entretando, isso nem sempre foi assim. Para um historiador, os sepultmentos são uma fonte de informações importantes para que se compreenda, por exemplo, a vida política das sociedades. No que se refere às praticas sociais ligadas aos
sepultamentos,

(A) na Grécia Antiga, as cerimônias fúnebres eram desvalorizadas, porque o mais imprtante era a democracia experimentada pelos vivos.
(B) na Idade Média, a igreja tinha pouca influência sobre os rituais fúnebres, preocupando-se mais com a salvação da alma.
(C) no Brasil colônia, o seputamento dos mortos nas igrejas era rígido pela oservância da hierarquia social.
(D) na época da Reforma, o catolicismo condenou os excessos de gastos que a burguesia fazia para sepultar seus mortos.
(E) no período posterior à Revolução Francesa, devido as grandes perturbações sociais, abandona-se a prática do luto.

4. A Idade Média é um extenso período da História do Ocidente, cuja memória é construída e reconstruída segundo as circunstâncias dass épocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse período vem sendo alvo de diversas interpretações que dizem mais sobre o contexto histórico em que são produzidas do que propriamente sobre o Medievo.
Um exemplo acerca do que está exposto no texto acima é:

(A) a associação que Hitler estaaeleceu entre III Reich e o Sacro Império Romano Germânico.
(B) o retorno dos valores cristãos medievais, presentes nos documentos do Concílio Vaticano II.
(C) a luta dos negros sul-africanos contra o aprtheid inspirada por valores dos primeiros cristãos.
(D) o fortalecimento político de Napoleão Bonaparte, que se justificava na amplitude de poderes que tivera Carlos Magno.
(E) a tradição heroica da cavalaria medieval, que foi afetada negativamente pelaas produções cinematográficas de Hollywood.

5. A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeiraa metade do século XX estão

(A) a crise do colonianismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
(B) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
(C) o declínio britânico, o fracasso de Liga das Nações e a Revolução Cubana.
(D) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
(E) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

6. Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa das ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuiram para implantação e a sustentação do nazismo, na alemanha, e do fascismo, na Itália, juvenis caracterizava-se:

(A) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
(B) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
(C) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
(D) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
(E) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.

7. Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão, propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atngiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista. Essa divisão europeia ficou conhecida como

(A) Cortina de Ferro
(B) Muro de Berlim
(C) União Europeia
(D) Convenção de Ramsar
(E) Conferência de Estocolmo

8. O ano de 1968 ficou conhecido pela efervesCência social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto ssobre propostas preliminares para uma revolução cultural: "É preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de ser responsável e pensar politicamente diz respeito a todos, não é privilégio de uma minoria de iniciados. Não devemos nos surpreender com o caos das ideias, pois essa é a condição para a emergência de novas ideias. Os pais do regime devem comprender que a autonomia não é uma palavra vã; ela supõe a partilha do poder, ou seja, a mudança de sua natureza. Que ninguém tente rotular o movimeto atual; ele não tem etiquetas e não precisa delas". (Journal de la comune étudiante. Textes et documents. Paria: Seuli, 1969 (adaptado).

Os movimentos sociais, que marcaram o ano de 1968,
(A) foram manifestações desprovidas de conotação política, que tinham o objetivo de questionar a rigidez dos padrões de comportamento social fundados em valores tradicionais da moral religiosa.
(B) restringiram-se às sociedades de países desenvolvidos, onde a industrialização avançada, a penetração dos meios de comunicação de massa e a alienação cultural que deles resultava eram mais evidentes.
(C) resultaram no fortaleciemnto do conservadorismo político, social e religioso que prevaleceu nos países ocidentais durante as décadas de 70 e 80.
(D) tiveram baixa repercussão no plano político, apesar de seus fortes desdobramentos nos planos social e cultural, expressos na mudança de constumes e na contracultura.
(E) inspiraram futuras mobilizações, como o pacifismo, o ambientalismo, a promoção da equidade de gêneros e a defesa dos direitos das minorias.

9. Os Yanomami constituem uma sociedade indígena do norte da amazônia e formam um amplo conjunto linguístico e cultural. Para os Yanomami, urihi, a "terrafloresta", não é um mero cenário inerte, objeto de exploração econômica, e sim uma entidade viva, animada por uma dinâmica de trocas entre os diversos seres que a povoam. A floresta possui um sopro vital, wixia, que é muito longo. se não a desmatamos, ela não morrerá. Ela não se decompõe, isto é, não se desfaz. É graças ao seu sopro úmido que as plantas crescem. A floresta não está morta pois, se fosse assim, as florestas não teria folhas. Tampouco se veria água. Segundo os Yanomami, se os brancos os fizerem desaparecer´para desmatá-la e morar no seu lugar, ficarão pobres e acabarão tendo fome e sede. (ALBERT, B. Yanomami, o espírito da floresta. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Isa, 2007 (adaptado).

De acordo com o texto, os Yanomami acreditam que

(A) a floresta nao possui organismos decompositores.
(B) o potencial econômico da floresta deve ser explorado.
(C) o homem branco convive harmonicamente com urihi.
(D) as folhas e a água são menos importantes para a floresta que seu sopro de vida.
(E) wixia é a capacidade que tem a floresta de se sustentar por meio dos processos vitais.


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