segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Plebiscito no Pará: Cidadania na ponta dos dedos


                 Os eleitores paraenses poderão manifestar sua concordância ou não em relação a criação dos estados do Tapajós e de Carajás, dada a possibilidade da divisão do estado do Pará.

             O exercício da cidadania, podemos entender, que de forma poética, significa: Cidadania na ponta dos dedos.

                 Se o eleitor digitar o número 55, inviabiliza a possibilidade de divisão do estado do Pará, e indica com sua atitude que o Pará deve manter sua dimensão e estrutura sócio-político-econômica.

        Se o eleitor teclar 77, diz sim à divisão do estado do Pará e, consequentemente, consolida com seu voto a criação dos estados de Tapajós e Carajás. Para tanto, deve teclar o número 77, quando for responder à primeira, como também, para responder à segunda pergunta que lhe é endereçada pelo sistema.
            
           A cidadania  exige verdadeiramente uma consciência crítico-construtiva, ... o exercício da vida cidadã, que não se limita aos instantes em que o eleitor está enfrente à urna.

             O voto é secreto. Isso todos devem saber. Mas, a opinião é manifestação de outro direito: Liberdade de expressão. Então, vamos começar... afinal, você que mesmo não sendo eleitor alistado no Pará, o que você pensa sobre isso? Essa é a hora de refletir e opinar!!!

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário